Como começar a escovar os dentes do seu Pet

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on google
Share on whatsapp

Como começar a escovar os dentes do seu Pet

Cachorro sorrindo, com dentes branquinhos, é o sonho de todo (a) tutor (a). Muito mais do que uma questão estética, saber como escovar os dentes do pet ajudará a prevenir a doença periodontal e infecções que podem causar doenças graves no pet, podendo atingir o coração e rins.

A principal recomendação dos especialistas é a escovação diária do dente de cães e gatos, aliada à uma alimentação adequada e de qualidade. Além disso, petiscos funcionais e brinquedos são alternativas para auxiliar na prevenção de formação de tártaro em cães e gatos. 

Nem sempre é fácil fazer a escovação dentária do seu fiel escudeiro, não é mesmo? Mas é uma prática importantíssima que deve virar um hábito diário.


Mas assim como você, seu pet não nasceu sabendo escovar os dentes! Portanto, é necessário muita paciência e dedicação nesse primeiro momento. O condicionamento deve ser feito de forma agradável, como uma brincadeira, oferecendo petiscos como forma de recompensa, para que a escovação não se torne um momento de estresse para você e para o animal.


A seguir, mostramos um passo a passo para te ajudar nessa saga que é acostumar o seu Pet com a rotina da higiene bucal:

1. Dedo na boca:
Passe um alimento saboroso no seu dedo e encoste-o na gengiva dele, fazendo movimentos circulares, de forma agradável para o animal. Repita o breve procedimento uma vez ao dia, ampliando aos poucos a área de ação.

2. Creme dental próprio para animais:
Quando o animal aceitar bem a massagem nas gengivas, aplique um creme dental próprio para animais em uma gaze ou no seu próprio dedo, fazendo os mesmos movimentos da etapa anterior.  nunca utilize pasta dental de humanos, pois possui componentes tóxicos para os Pets

3. Dedeira ou escova dental:
A próxima etapa é trocar a gaze por uma dedeira ou escova dental. Certifique-se de que o pet já está totalmente acostumado com o toque em sua boca. O ideal é que a escovação seja realizada diariamente. O aprendizado é mais fácil quando o animal ainda é filhote, mas isso não quer dizer que um pet adulto não possa ser ensinado também. Por isso, paciência é a palavra-chave!

4. Incentivar o cão na hora de escovar o dente: é importante que você faça bastante carinho no seu mascote, elogie-o, chame-o carinhosamente pelo nome e parabenize; assim, ele vai associar a escovação dentária com algo bom.

5. Torne a escovação um hábito diário: o ideal é escovar os dentes do cachorro todos os dias, pois as placas bacterianas se formam em 24h.

Mesmo com escovação diária, pode haver acúmulo de tártaro em locais de difícil acesso da escova ou dedeira e, por isso, uma visita à um veterinário especializado, para que o mesmo realize a profilaxia periódica, é fundamental.

Além da escovação com creme dental próprio para pet, existem hoje diversos outros produtos que nos auxiliam a manter a boca dos pets sempre limpa,Então: o que falta para você começar a escovar os dentes do seu peludo?

Aqui em nossa loja você encontra creme dental próprio para pet, a escovinha e diversos petiscos que ajudam a limpar os dentinhos também.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on google
Share on whatsapp

Cadastre-se e receba às novidades!

    Cadastre-se e receba às novidades!